sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Memória ferroviária será preservada pelo Projeto Novo Recife

Consórcio responsável pelo empreendimento imobiliário do Cais José Estelita acata sugestões do Iphan e da Fundarpe

Antigo tanque de melaço será recuperado. Paredão de 60 metros também fica / Fotomontagem: Divulgação

Antigo tanque de melaço será recuperado. Paredão de 60 metros também fica

Fotomontagem: Divulgação

O Projeto Novo Recife – que prevê a construção de 12 torres no Cais José Estelita, além de vários equipamentos urbanos – vai preservar elementos das edificações existentes naquela área do bairro de São José, algumas em estágio avançado de degradação. Uma parede de 60 metros de extensão, remanescente da fachada do armazém do antigo Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), é um desses remanescentes.

A estrutura ficará localizada nas imediações do hotel que ocupará uma das torres, funcionando como uma espécie de portal. “Estamos estudando a possibilidade de aproveitar essa parede como suporte de obras de artes”, detalha o arquiteto Jerônimo da Cunha Lima, responsável técnico pelo projeto, aprovado em dezembro passado pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Prefeitura do Recife.

Além desse portal, serão conservadas as três casas que um dia abrigaram funcionários da Rede Ferroviária Federal. No local, haverá instalação de quiosques para pequenos pontos comerciais, como banca de revista e sorveteria. Um terceiro elemento também será preservado, por exigência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um dos antigos tanques de melaço, estrutura circular de metal com 25 metros de diâmetro, será recuperado e permanecerá no cais, ainda sem uso definido.

“Nossa ideia é doar o equipamento ao Iphan, que poderá dar um destino cultural ao espaço”, detalha Cunha Lima. Outra área a ser recuperada é a dos armazéns hoje localizados próximos ao Viaduto das Cinco Pontas. O conjunto vai ser entregue à Prefeitura do Recife e poderá abrigar um mercado, uma escola e até o museu ferroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário