segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Após Higgs, cientistas querem desvendar outros mistérios do universo.          

Depois de nove dias de intensas discussões, cerca de 700 físicos de partículas de cerca de 100 universidades e laboratórios concluíram nove meses de trabalho com uma estrutura unificada para desvendar os segredos ocultos da matéria, energia, espaço e tempo durante as próximas duas décadas.
Bóson de Higgs
Os físicos têm feito notáveis ​​avanços na compreensão das leis fundamentais do universo durante os últimos dois anos. Em 4 de julho de 2012, o mundo celebrou a descoberta do bóson de Higgs no Grande Colisor de Hádrons, em Genebra, na Suíça. A descoberta, tornada possível por mais de 1.500 cientistas fornecendo talento, tecnologia e liderança, terminou décadas de busca pela elusiva partícula. Físicos que trabalham em outras instalações progrediram ao desmascarar alguns dos comportamentos bizarros de partículas chamadas neutrinos.
Mas apesar desses sucessos, perguntas intrigantes sobre a natureza do universo permanecem sem respostas. Por exemplo, as propriedades essenciais dos neutrinosainda são um mistério. E a matéria escura e energia escura, que juntas constituem 95% do universo, são hoje ainda enigmas surpreendentes. [8 desconcertantes mistérios da astronomia]
Os cientistas debateram essas e outras questões desde o dia 28 de julho na Universidade de Minnesota, finalizando uma série de reuniões realizadas desde o ano passado. Envolveram ao seu trabalho questões interessantes e vitais que a física de partículas enfrenta, e fornecendo uma linha que os cientistas deverão seguir nos próximos 20 anos para resolvê-las.
Entre as questões abordadas, podemos destacar:
  • A partícula de Higgs é diferente de qualquer outra partícula que nós já encontramos. Por que ela é diferente?
  • Neutrinos são partículas muito leves e indescritíveis que mudam de identidade enquanto viajam. Como eles se encaixam em nossa compreensão da natureza?
  • Partículas conhecidas constituem 1/6 de toda a matéria no universo. O resto nós chamamos de matéria escura. Mas o que é isso? Podemos detectar essas partículas em nossos laboratórios? Existem outras partículas desconhecidas na natureza?
  • Tanto a matéria quanto a antimatéria foram igualmente produzidas no Big Bang, mas hoje o nosso universo é composto apenas de matéria. Por quê?
  • Porque a expansão do universo está acelerando?
Nos últimos 12 meses, já descobrimos o bóson de Higgs e fizemos importantes descobertas sobre o comportamento dos neutrinos. É claro que há muito mais para descobrir. Entendemos menos de 5% da matéria e da energia no nosso universo. Que experimentos podem ajudar a expandir o nosso conhecimento nos próximos 20 anos? [Phys.org]

Nenhum comentário:

Postar um comentário