quarta-feira, 30 de abril de 2014

Shiller volta a alertar sobre bolha imobiliária no Brasil

Vencedor do Nobel de Economia afirmou em entrevista para o El País que o aumento de preços de imóveis no país "é excessivo"


O professor de Yale Robert Shiller, especialista em mercado imobiliário, debate a crise dos subprime em 2007
Robert Shiller é professor de economia na Universidade de Yale, nos Estados Unidos
São Paulo - Robert Shiller parece convencido de que há bolha imobiliária no Brasil.

Em setembro do ano passado, pouco antes de vencer o Nobel em economia, ele repetiu a afirmação em entrevista para EXAME.com.
Agora, Shiller voltou ao ao tema em declarações para a edição brasileira do El País. Ele destaca que não é especialista no país, mas dá sua opinião:
"A taxa de aumento foi muito constante. (...) Trata-se de uma alta real de preços na casa de 7% [em São Paulo]. Suspeito que isso seja excessivo, sobretudo porque entendo que o mercado hipotecário está se desenvolvendo no Brasil e erros podem facilmente ocorrer."
Apesar da alta no preço dos imóveis continuar acima da inflação, ela já está desacelerando, como apontam os últimos números do FipeZap (divulgados depois que Shiller enviou suas declarações).
O economista também afirma que o Brasil é vulnerável a uma nova crise e que a Rússia pode ser excluída dos BRICS por causa de suas ações recentes na Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário