14 MITOS E VERDADES SOBRE O ENEM
O que falam por aí sobre o Exame Nacional do Ensino Médio nem sempre é verdade
Com a ajuda do professor de matemática Alfredo Oyarzabal de Castro, do Universitário de Porto Alegre, desvendamos alguns mitos que você escuta por aí sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Também trouxemos à tona as verdades que podem ajudar você a entrar na faculdade.
1 Quando não se sabe a resposta, é melhor deixar em branco. MENTIRA
Ao contrário de alguns métodos de avaliação, você não perde pontos se errar a pergunta. Se não souber, chute! A folha de respostas é corrigida por um computador, por isso, deixando em branco, ela é automaticamente considerada errada.
2 Questões podem ter valores diferentes. VERDADE
3 A nota do Enem pode prejudicar você na hora de ingressar na faculdade. Se achar que ela é muito baixa, não inclua no processo de seleção. MENTIRA
4 Estuda-se para o Enem como se estuda para o vestiba. VERDADE
5 Não é preciso escolher a instituição e o curso antes de se inscrever no Enem. VERDADE
Faça o Enem e leve a sério todas as provas, inclusive a redação. O Enem é a forma de você ter vantagens na hora da seleção para o vestibular, por isso mande bem mesmo. Depois que você tiver o resultado da sua nota, é hora de começar a escolher a universidade. Passada a régua no Enem, mais livre você está de escolher a faculdade que quiser!
6 Enem tem leituras obrigatórias. MENTIRA
7 Preocupe-se apenas em estudar o que vai cair na prova. MENTIRA
8 Se a universidade não exigir as cinco provas do Enem em seu processo de seleção de ingresso, não é necessário fazê-Ias. MENTIRA
9 O aluno deve fazer a prova no ano em que está se formando. MENTIRA
10 O Enem substitui o vestibular em algumas universidades. VERDADE
11 A inscrição para o Enem só pode ser feita online. VERDADE
Você pode se inscrever e saber mais informações sobre a prova no mec.gov.br.
12 Há limite para quantas vezes um aluno pode fazer o Enem. MENTIRA
13 Não há diferença entre o novo e o antigo Enem. MENTIRA
A versão atual tem objetivo classificar os estudantes por desempenho e ser um instrumento de concurso. As provas anteriores a 2008 tinham o objetivo de diagnosticar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e fornecer dados de pesquisa para sustentar possíveis mudanças no currículo.
14 Há diferenças do atual Enem para o vestibular tradicional. VERDADE
A abrangência, a linguagem e o conteúdo programático são diferentes. Enquanto o vestibular é específico para uma instituição, o Enem é um credenciador para o aluno ingressar em muitas faculdades pelo Brasil afora. Enquanto cada vestibular tem sua linguagem própria, o Enem tem uma linguagem interdiciplinar, focada em interpretação de textos relacionados ao dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário