quinta-feira, 13 de junho de 2013

14 MITOS E VERDADES SOBRE O ENEM

O que falam por aí sobre o Exame Nacional do Ensino Médio nem sempre é verdade

FOTO: REPRODUÇÃO
Com a ajuda do professor de matemática Alfredo Oyarzabal de Castro, do Universitário de Porto Alegre, desvendamos alguns mitos que você escuta por aí sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Também trouxemos à tona as verdades que podem ajudar você a entrar na faculdade.
1  Quando não se sabe a resposta, é melhor deixar em branco. MENTIRA
 Animated Gif on Giphy
Ao contrário de alguns métodos de avaliação, você não perde pontos se errar a pergunta. Se não souber, chute! A folha de respostas é corrigida por um computador, por isso, deixando em branco, ela é automaticamente considerada errada.

2  Questões podem ter valores diferentes. VERDADE
 Animated Gif on GiphyNo Enem, as questões têm valores dife­rentes. Mas o número de pontos de cada uma não é divulgado. Por isso, alguém que acertou o mesmo número de questões que um colega pode ter uma nota diferente.

3  A nota do Enem pode prejudi­car você na hora de ingressar na faculdade. Se achar que ela é muito baixa, não inclua no processo de seleção. MENTIRA
 Animated Gif on GiphyAlgumas universidades combinam a nota do Enem com o resultado do vestibular. É aconselhável sem­pre informar a nota do Enem durante o processo de seleção, se a instituição permitir. Se a nota do Enem for baixa o suficiente para prejudicar o vestibulando, ela é desconsiderada em algumas instituições.

4  Estuda-se para o Enem como se estuda para o vestiba. VERDADE
 Animated Gif on GiphyO melhor método para se preparar para as provas do Enem é refazendo questões das provas anteriores para treinar a capacidade de interpretação (algo que exige paciência) e testar seus conheci­mentos. Estar sempre atualizado com os aconteci­mentos e fatos atuais é muito importante. Lembre-se: não basta apenas saber o conteúdo, é necessário conhecer a linguagem da prova. Quanto mais prática leitura, melhor.

5  Não é preciso escolher a instituição e o curso antes de se inscrever no Enem. VERDADE
 Animated Gif on Giphy
Faça o Enem e leve a sério todas as provas, in­clusive a redação. O Enem é a forma de você ter vantagens na hora da seleção para o vestibular, por isso mande bem mesmo. Depois que você tiver o resultado da sua nota, é hora de começar a escolher a universidade. Passada a régua no Enem, mais livre você está de escolher a faculdade que quiser!

6  Enem tem leituras obrigatórias. MENTIRA
 Animated Gif on GiphyNão. Quem tem são só os vestibulares.

7  Preocupe-se apenas em estudar o que vai cair na prova. MENTIRA
 Animated Gif on GiphyEstude todos os conteúdos! Muitas vezes, uma pergunta sobre um determinado assunto se utiliza de outros temas para ser contextualizado. Às vezes, é preciso de conhecimentos a mais para poder resolver uma questão.

8  Se a universidade não exigir as cinco provas do Enem em seu processo de seleção de ingresso, não é necessário fazê-Ias. MENTIRA
 Animated Gif on GiphySe a universidade dos seus sonhos não exige o Enem como um dos requisitos para seleção, muita calma! Você pode precisar do Enem para outras oportunidades, como para garantir uma bolsa de estudos.
9  O aluno deve fazer a prova no ano em que está se formando. MENTIRA
 Animated Gif on GiphyNão é obrigatório fazer no ano em que se forma, mas é recomendável. Se o aluno optar por adiar a entrada na universidade, pode adiar o Enem. Mas o ideal é fazer no mesmo ano do fim do colégio.

10  O Enem substitui o vestibular em algumas universidades. VERDADE
 Animated Gif on GiphyO Enem substituiu na íntegra o vestibular em algumas universidades. Em algumas instituições, é preciso ter feito as duas provas. A verdade é que cada universidade tem um critério. Informe-se.

11  A inscrição para o Enem só pode ser feita online. VERDADE

Você pode se inscrever e saber mais informações sobre a prova no mec.gov.br.

12  Há limite para quantas vezes um aluno pode fazer o Enem. MENTIRA
 Animated Gif on GiphyVocê pode fazer a prova quantas vezes quiser. As instuições sempre contabilizam a nota da última edição, mas isso pode mudar: logo o aluno poderá utilizar a melhor nota e não a última.
13 Não há diferença entre o novo e o antigo Enem. MENTIRA
A versão atual tem objetivo classi­ficar os estudantes por desempenho e ser um ins­trumento de concurso. As provas anteriores a 2008 tinham o objetivo de diagnosticar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e fornecer dados de pesquisa para sustentar possíveis mudanças no currículo.
 14  Há diferenças do atual Enem para o vestibular tradicional. VERDADE
 Animated Gif on Giphy
A abrangência, a linguagem e o conteúdo programático são diferentes. Enquanto o vestibular é específico para uma instituição, o Enem é um credenciador para o aluno ingressar em muitas faculdades pelo Brasil afora. Enquanto cada vestibular tem sua linguagem própria, o Enem tem uma linguagem interdiciplinar, focada em interpretação de textos relacionados ao dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário