segunda-feira, 8 de abril de 2013


Sindicato das domésticas diz que número de demissões aumentou com a PEC

Rafaella Barros
Tamanho do texto A A A
Da noite para o dia, R$ 800 a menos no orçamento. Essa é a situação da cuidadora de idosos Maria Aparecida dos Santos, de 65 anos, demitida há uma semana, três dias depois da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 66/2012 , a chamada PEC das Domésticas.
— Meu patrão teve que me mandar embora por causa das horas extras, já que eu trabalhava doze horas por dia. Ele disse que não teria condições de pagar — disse Maria, que cuidava da esposa do patrão, portadora de Alzheimer.
A cuidadora de idosos Maria Aparecida foi demitida na semana passada. Patrão alegou que não poderia pagar horas extras
A cuidadora de idosos Maria Aparecida foi demitida na semana passada. Patrão alegou que não poderia pagar horas extras Foto: Rafaella Barros / Extra
Em choque com a notícia da demissão, Maria chegou a propor ao patrão um documento em que se comprometeria a não acioná-lo na Justiça pelas horas extras não pagas.
— Mas ele ficou com medo de eu ir à Justiça depois e não aceitou. Eu trabalhava das 19h às 7h — conta Maria, que ontem calculava no sindicato se os R$ 1.500 pagos pelo patrão na rescisão estavam corretos.
O patrão, um militar que se identificou apenas como Antônio, contou que se viu obrigado a dispensá-la.
— Eu gostava muito dela, é uma pessoa de confiança. Mas não teria como eu pagar 150 horas extras em um mês. Eu a dispensei e contratei uma empresa. O serviço terceirizado sai pela metade do preço, não tem aviso prévio nem FGTS.
Segundo a presidente do Sindicato das Empregadas domésticas do Município do Rio de Janeiro, Carli Maria dos Santos, o número de demissões cresceu bastante nos últimos dias.
— Não temos números precisos, mas antes da PEC, costumávamos atender 30 pessoas por dia, em média. Agora são 50 — conta Carli.
Acompanhe o noticiário de Economia pelo Twitter @AnoteePoupe


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/sindicato-das-domesticas-diz-que-numero-de-demissoes-aumentou-com-pec-8032371.html#ixzz2PujMClKY

Nenhum comentário:

Postar um comentário