Morcegos vampiros podem salvar pacientes de derrame
Atualmente, os pacientes que sofrem da maioria dos tipos de acidentes vasculares cerebrais (derrames) precisam tomar injeções anticoagulantes dentro de quatro horas do ataque para o tratamento funcionar.
Mais de 80% dos acidentes vasculares cerebrais ocorrem quando o suprimento de sangue para por causa de um coágulo no cérebro. Este tipo de acidente vascular cerebral, chamado de isquêmico, pode responder a injeções de anticoagulantes.
Um segundo tipo de ataque, chamado de acidente vascular cerebral hemorrágico, ocorre quando um vaso sanguíneo enfraquecido estoura e causa danos ao cérebro. Cirurgia de emergência é muitas vezes necessária para tratar derrames, a fim de remover o sangue do cérebro e reparar a ruptura dos vasos sanguíneos.
Agora, um novo estudo descobriu que um medicamento derivado da proteína da saliva dos morcegos vampiros pode ter o mesmo efeito da injeção anticoagulante por até nove horas. Uma droga derivada da substância pode diluir o sangue e dissolver coágulos no cérebro, salvando vidas e limitando os danos causados por derrames.
A droga, chamada Desmoteplase, pode ser dada a pacientes que sofreram um derrame enquanto estiverem adormecidos, para depois acordar horas mais tarde.
Morcegos vampiros foram escolhidos porque usam sua saliva para manter o sangue de suas presas fino o suficiente para beber.
Com 40 hospitais e mais de 400 pacientes participando da pesquisa, o tratamento está em seus estágios iniciais, mas se for bem, pode ser usado em larga escala dentro de três anos.
Pesquisadores que realizaram um estudo anterior menor disseram que a droga se mostrou promissora, “o maior avanço” no tratamento de acidente vascular cerebral em duas décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário