segunda-feira, 26 de novembro de 2018






Representação artística da sonda Insight pousando em Marte. © Foto: HO / NASA/JPL-CALTECH / AFP Representação artística da sonda Insight pousando em Marte.
A sonda Insight, da agência espacial americana Nasa, pousou na superfície de Marte nesta segunda-feira, 26, após uma perigosa descida que durou seis minutos. A aproximação da nave e o pouso foram transmitidos ao vivo pela agência espacial. 
Baixe o app Microsoft Notícias e fique atualizado sobre as notícias mais importantes para você. Disponível para iOS e Android.
A confirmação do pouso ocorreu às 17h53 (horário de Brasília) e foi comemorada por controladores de voo que acompanhavam o procedimento no centro de controle da missão, em Pasadena, na Califórnia. "Aterrissagem confirmada", anunciou um controlador de voo, em meio a aplausos e gritos.  
A sonda, que leva instrumentos para detectar calor e vibrações sísmicas nunca medidas fora da Terra, foi construída para explorar as profundezas do planeta vermelho. O pouso ocorreu depois de a nave percorrer 548 milhões de quilômetros durante uma jornada de seis meses no espaço profundo.
A apreensão para o pouso era grande. "Com Marte nada está nunca garantido. Marte é difícil", resumiu no domingo Thomas Zurbuchen, chefe da seção científica da Nasa, que aprovou essa missão de quase 1 bilhão de dólares.
Às 17h58 (horário de Brasília), a Nasa recebeu a primeira fotografia de Marte enviada pela sonda Insight.

Imagem de Marte transmitida pela sonda Insight © Foto: NASA via AP Imagem de Marte transmitida pela sonda Insight

Outros lançamentos

Esta é primeira vez desde 2012 que um artefato tenta pousar sobre Marte, depois do veículo Curiosity da Nasa, o único atualmente ativo na superfície do planeta vermelho. Só os Estados Unidos conseguiram colocar artefatos no planeta. Mais da metade das 43 tentativas de levar a Marte robôs, satélites ou otros - executadas por agências espaciais de todo o mundo - falharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário