segunda-feira, 13 de maio de 2013


Cientistas norte-americanos criam insetos-robôs que voam

Projeto patenteado em Harvard poderá ser usado na agricultura e para outros fins no futuro



Reprodução
Reprodução
Levou uma década de trabalho, mas os pesquisadores de robótica chegaram ao seu objetivo: criaram insetos-robôs capazes de voar. O trabalho foi descrito na edição da revista científica "Science", publicada na semana passada.
O pesquisador líder Robert J. Wood trabalha neste projeto há 12 anos. O robô em si é menor do que clipes de papel e pesa cerca de 0,15 g. Ele funciona ligado por um pequeno cabo.
No entanto, esses não são os únicos avanços da pesquisa. Apenas para construir os pequenos robôs foi preciso um time, que envolveu dezenas de pessoas ao longo dos anos para desenvolver novas técnicas de fabricação para cada peça do robô. O corpo principal é de fibra de carbono, no qual os pequenos pedaços de plástico servem como "articulações" para pregar do corpo à asa.
Estes corpos robóticos foram desenvolvidos usando o que Harvard chama de técnica "fabricação pop-up", inspirada em livros infantis (conhecidos como "pop-up" nos Estados Unidos). A técnica coloca uma fina camada de material de cada vez no robô e, em seguida, corta-os com um laser. Harvard patenteou o método e já está pensando em uma maneira de comercializar o seu modo para produzir pequenos dispositivos médicos.
Quanto aos insetos-robôs, a nova proposta do time é desenvolver uma maneira de permitir que eles voem sem o fio e programá-los para automaticamente levitem em enxames. assim, eles poderiam ser usados na agricultura, por exemplo, ou até em operações de resgate e projetos similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário