domingo, 13 de janeiro de 2019

É assim que uma lição de casa do Egito Antigo se parecia

Por , em 12.01.2019

A vida infantil no Egito Antigo não era só mergulhar no rio Nilo e brincar com gatos; aparentemente, envolvia lição de casa também.
Pelo menos se você fosse do sexo masculino e bem-nascido. Naquela época, a educação formal era quase exclusivamente o reino dos homens de famílias ricas.
Um tablete de cera de 1.800 anos que remonta ao Egito do século II dC, na época sob o controle do Império Romano, revela que tipo de ensino era oferecido a crianças em idade escolar.A identidade do aluno é desconhecida.Leitura, matemática e conselhos de vida
O tablete revela uma lição em grego antigo, incluindo um exercício de leitura e escrita e uma tabela de multiplicação. As linhas foram presumivelmente feitas por um professor.
De acordo com Peter Toth, curador da exposição na qual o tablete será mostrado, as frases não eram apenas destinadas à prática do alfabeto, mas também transmitiam lições morais.
“Não são apenas as mãos e os dedos, mas também a mente que está sendo instruída aqui”, disse Toth ao portal Live Science.
Algumas das sábias recomendações incluíam “Você deve aceitar conselho apenas de um homem sábio” e “Você não pode confiar em todos os seus amigos”.

Escola antiga

A cera é escurecida para mostrar melhor as palavras, como uma precursora dos quadros-negros.
Ela teria sido derretida, despejada em uma moldura de madeira e deixada para secar, permitindo que alguém com uma ferramenta afiada a riscasse.
Acredita-se que esses tipos de tabletes eram usados com uma espécie de estilete, um objeto com uma ponta afiada (para deixar marcas) e outra plana (capaz de remover erros na cera quando aquecida).
Este tablete é mais ou menos do tamanho de um livro de bolso ou (profeticamente) de seu tablet eletrônico moderno.

Exibição

O fato de que o tablete tenha sobrevivido por quase 2.000 anos é impressionante. Cera normalmente se decompõe na umidade, de modo que o clima seco do Antigo Egito teria ajudado a preservá-la.
O objeto, adquirido pela Biblioteca Britânica de Londres em 1892, não entra em exibição desde a década de 1970.
Agora, estrelará a mostra “Writing: Making Your Mark”, que explora 5.000 anos de escritas de civilizações antigas até os dias modernos, a partir de abril de 2019. [IFLS]

Nenhum comentário:

Postar um comentário