sexta-feira, 25 de janeiro de 2019


Vídeo estarrecedor de como a Terra será em um bilhão de anos


Ninguém pode dizer com certeza o que o futuro trará, mas esse vídeo resumiu todas as previsões apoiadas pela ciência que podemos razoavelmente fazer sobre como a Terra mudará nos próximos 1 bilhão de anos.
É muito improvável que alguém esteja por perto para ver a maioria dessas mudanças acontecer, então aproveite para ver aqui um mundo onde um supercontinente reina supremo, o Monte Everest não é mais a montanha mais alta em nosso planeta e o sol é muito mais quente.
Uma das previsões mais legais é a ideia de que, dois milhões de anos no futuro, seres humanos em diferentes planetas terão evoluído para espécies completamente diferentes que talvez não conheçam umas às outras. Em outras palavras, nós nos tornamos os alienígenas.
Pode soar um pouco exagerado, mas quando você realmente pensa sobre o quanto a Terra mudou mesmo desde que os antepassados ​​humanos evoluíram pela primeira vez na África, não é tão louco. Dentro da vida de nossa espécie, já vimos a ponte terrestre de Bering que ligava a Ásia à América do Norte desaparecer e os humanos andarem na Lua.
Para aqueles que não querem ver o vídeo, aqui estão alguns dos melhores momentos do que ainda está por vir:
Ano 10.000
Esqueça o bug do milênio, no ano 10.000, nossos dispositivos serão confrontados com o bug muito real dos 10.000 anos. Neste momento, todos os nossos softwares entram no ano com quatro casas decimais, então, quando atingirmos o ano 10 mil, a tecnologia não poderá mais codificar datas.
Se as tendências atuais da globalização continuarem, todos os traços genéticos humanos, como a pele e a cor do cabelo, serão distribuídos uniformemente em todo o mundo. Não haverá mais variação humana associada à região.
Ano 50.000
Toda a linguagem moderna deixará de ser reconhecível no ano 20.000, e por volta de 50.000, o planeta também começará a ficar diferente – as Cataratas do Niágara, por exemplo, terão uma erosão total em um lago gigante.
A Terra também entrará em outro período glacial, independentemente das atuais tendências do aquecimento global.
Ano 100.000
Todas as estrelas e constelações visíveis da Terra serão completamente diferentes.
Se chegarmos a Marte, podemos ter o transformado em uma “segunda Terra”
Ano 500.000
A Terra provavelmente será atingida por um asteroide de 1 km de diâmetro, a menos que de alguma forma evitemos isso artificialmente.
Ano 1 milhão
A Terra provavelmente experimentaria até o ano 1 milhão uma erupção supervulcânica grande o suficiente para espalhar 3.200 km3 de cinzas para a atmosfera – semelhante à super-erupção de Toba que quase eliminou a humanidade há cerca de 75 mil anos.
A nossa estrela vizinha Betelgeuse explodirá em uma supernova que será totalmente visível da Terra, mesmo durante o dia.
Ano 2 milhões
Se os humanos tiverem colonizado vários planetas, agora eles provavelmente terão evoluído para várias espécies diferentes, adaptadas ao seu próprio habitat. Eles podem não estar cientes das outras espécies humanas.
O Grand Canyon terá corroído em um vale ainda maior.
Ano 50 milhões
A África entrará em colisão com a Eurasia e fechará o Mar Mediterrâneo, gerando uma nova cordilheira de montanhas que poderia produzir uma montanha mais alta que o Monte Everest.
Ano 250 milhões
Todos os continentes na Terra terão se fundido novamente em um supercontinente que será mais ou menos assim:

Anos 500 a 600 milhões
Uma explosão mortal de raios gama ocorrerá dentro de 6.500 anos-luz da Terra, provocando uma extinção em massa.
A luminosidade crescente do Sol irá parar os movimentos das placas tectônicas, e os níveis de Co2 na atmosfera cairão dramaticamente. A fotossíntese C3 não será mais possível e 99% da vida vegetal atual na Terra morrerá.
Ano 800 milhões
Os níveis de dióxido de carbono continuarão caindo até o ponto em que a fotossíntese C4 não será mais possível. Oxigênio e ozônio desaparecerão da superfície da Terra, impossibilitando qualquer tipo de vida complexa.
Ano 1 bilhão
A luminosidade do sol vai ser 10% mais forte do que é hoje. A temperatura da Terra aumentará para 47ºC em média, o que transformará a atmosfera em uma estufa que fará evaporar os nossos oceanos. Bolsões de água líquida podem existir perto dos polos, e estes serão os últimos lugares da Terra capazes de conter vida.
É claro que já houveram muitas surpresas em toda a história da Terra e, sem dúvida, há muitas surpresas por vir. Isso é apenas uma amostra animadora em alguns aspectos e bastante assustadora em outros do que os próximos bilhões de anos podem trazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário